domingo, 26 de outubro de 2008

MULHERES EM MOVIMENTO MUDAM A UNIVERSIDADE!

O tratamento que esta universidade dá a nós mulheres passa longe de uma política de inclusão. E isso é evidenciado na falta de respeito com as mães-residentes, expulsas da residência ao engravidarem; na falta de incentivo às mães-estudantes que são impedidas de continuar seus estudos, pois faltam vagas na creche onde as condições das instalações são precárias. Nos casos, as mulheres negras estão ainda mais desfavorecidas. Quando o assunto é falta de segurança na UFBA, também são as mulheres os maiores alvos da violência, seja ela física, sexual, moral, material e psicológica.

Nos espaços políticos essa lógica se reproduz. Uma prova disto é o baixo número de mulheres ocupando cargos de destaque. No Movimento Estudantil isto se expressa na composição de DA’s e CA’s, onde as mulheres são destinadas na maioria das vezes somente a organização interna destes espaços.

Para modificar esta realidade é preciso que as mulheres se organizem em espaços de disputa política, buscando entrar nas entidades representativas e sempre construindo em conjunto com o movimento de mulheres.

A formação política feminina não pode se fechar apenas no debate de opressão das mulheres. É necessário que participemos das todas as discussões: de conjuntura, política, econômia, educação, assistência estudantil e etc, para que nossa luta não fique restrita e limitada.

As mulheres da Chapa 3 são protagonistas das suas próprias vidas e Declaram Guerra ao Machismo!

Nenhum comentário: